quarta-feira, 3 de março de 2010
Olimpíada da Língua Portuguesa
Aconteceu ontem dia 02/03/2010 na ABL (Academia Brasileira de Letras) no Rio de Janeiro a abertura oficial da Olimpíada da Língua Portuguesa de 2010. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad; diretora do Cenpec, Maria Alice Setúbal; vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matia; o secretário da ABL, Domício Proença Filho; o vice-presidente do Consed, Francisco de Sales Guadêncio; o presidente da Undime, Carlos Eduardo Sanches e o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, Hugo Barreto.
O cantor e compositor Gabriel O Pensador fez a leitura de poemas sobre a importância da Língua Portuguesa, começando pelo texto “A menina transparente”, da poetisa e atriz Elisa Lucinda.
As técnicas de formação dos professores da Olimpíada para o ano de 2010 as professoras Vânia Rodrigues (representante do Estado) e professora Sônia Baptista (representante do município de Cabo Frio) também estiveram presentes no evento.
O prêmio Escrevendo o Futuro da Fundação Itaú Social, incentivou o MEC a criar a Olimpíada da Língua Portuguesa que está em sua 2ª edição, o diferencial é a capacitação e incentivo aos professores de Língua Portuguesa para trabalhar os Gêneros Textuais, cada série estuda um tipo diferente, os 5º e 6º anos são poemas; os 7º e 8º são memórias; os 9º ano e 1ª série do Ensino Médio são crônicas e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio são artigo de opinião. O tema este ano é : O Lugar onde Vivo. As inscrições para a Olimpíada já estão abertas desde o dia 02/03/2010 até 14/05/2010.
Segundo o Ministro da Educação a Olimpíada tem como principal meta “levar a escola pública a saborear a língua portuguesa”, e o representante do Canal Futura em suas palavras destacou que a Olimpíada tem por finalidade “despertar no aluno o incentivo a Língua Portuguesa”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário